Interpretação da Norma ISO 9001:2015
A sigla ISO refere-se ao nome International Organization for Standardization, Organização Internacional para Normatização em tradução livre. A IS0 9001 é a norma que trata dos requisitos de um sistema de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja seu negócio e tamanho. Você aprenderá nesse curso o que é um sistema de gestão da qualidade, os requisitos normativos e como implementar um sistema de gestão. Os objetivos desse curso são: capacitar o participante na interpretação e implementação dos requisitos da ISO 9001:2015 e preparar uma organização para certificação na Norma.
Auditor Interno da ISO 14001:2015
Curso visando qualificar ou atualizar os profissionais para atuar como Auditores Internos do Sistema de Gestão Ambiental na empresa e nos fornecedores;
Abordagem da sistemática de auditoria de requisitos da norma ISO 14001:2015 e estudo das práticas descritas na Norma 19011:2018 – Diretrizes de auditorias de sistema de gestão.
Curso de Legislação Aduaneira e Suas Atualizações
O curso oferece uma análise abrangente e atualizada das leis e regulamentos que regem o comércio internacional e as operações aduaneiras no Brasil. Durante o programa, os participantes serão expostos aos principais conceitos, procedimentos e práticas relacionadas à importação e exportação de mercadorias, bens ou serviços, bem como serão informados sobre as últimas mudanças e desenvolvimentos legislativos neste campo em constante evolução. Os procedimentos aduaneiros de importação e exportação serão abordados, incluindo a documentação necessária para o desembaraço aduaneiro, a gestão de mercadorias de todos os tipos, cada uma com sua peculiaridade, dentre vários outros procedimentos necessários para que se atue na área com segurança. O Curso está atualizado sobre as últimas mudanças legislativas e as tendências emergentes, incluindo a adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis, sendo a metodologia de ensino adotada totalmente interativa e prática, com exercícios estudo de casos para que o profissional consiga atuar de forma clara na área.
Port Captain
Um “Port Captain” é uma pessoa que detém um cargo técnico em operações marítimas e portuárias e exerce este papel relevante num terminal ou um complexo portuário ligado a gerência geral. Ao cumprir seu papel, o Port Captain possui uma autoridade conferida a ele por lei frente aos órgãos competentes, bem como vinculados aos regulamentos dos terminais ou regras do porto. É significativo o envolvimento em garantir que o porto ou complexo de operações dentro da área de sua jurisdição sejam realizadas com segurança e na busca constante por excelência operacional. A posição do Port Captain é normalmente preenchida por aqueles que têm experiência como Marítimo ou Portuário de ao menos 5 anos, sendo necessário conhecimentos de legislação, gestão de risco, navegação, segurança, operações marítimas, agenciamento marítimo e habilidades de gestão e inovação; todas abordadas por este curso.
Gestão de Supply Chain
Podemos definir Supply Chain(Cadeia de Suprimentos) como “uma rede de organizações que estão vinculadas umas às outras para satisfazer direta ou indiretamente a necessidade de um cliente final por um produto ou serviço” (“Supply Chain Fundamentals” E.C. Ozelkan, University of North Carolina) e sua gestão, como “um conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, armazéns e lojas para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades certas, nos locais certos e no momento certo, a fim de minimizar os custos em todo o sistema, enquanto se possa satisfazer aos requisitos de nível de serviço.” (“Managing the Supply Chain” from David Simchi-Levi, Philip Kaminski & Edit Simchi-Levi). O objetivo desse curso é aprofundar fundamentos, conhecer processos e ferramentas na gestão da Cadeia de Suprimentos.
Inglês Técnico para Embarcados
O conteúdo é fortemente baseado no vocabulário e nas expressões habitualmente empregadas a bordo de navios e plataformas e ainda em escritórios de empresas de navegação e offshore, tanto em documentos quanto em conversações. Embora o foco seja o Vocabulário Técnico, o aluno terá a oportunidade, em paralelo, de se aperfeiçoar na gramática e na pronúncia do Inglês. O público-alvo, portanto, são os profissionais embarcados, os que pretendam embarcar ou ainda que, mesmo não embarcados, desempenhem funções em terra nas quais o conhecimento do Inglês técnico marítimo e offshore seja relevante.
Interpretação da Norma ISO 19011:2018
A IS0 19011 é a norma que especifica os requisitos para realização de um processo de auditoria. Fornece diretrizes para os usuários que irão realizar auditorias de primeira, segunda ou terceira parte de qualquer sistema de gestão. Você aprenderá nesse curso o que é uma auditoria, como realizar uma auditoria – técnicas de questionamento, qualificação de auditor e como elaborar um relatório de auditoria. Os objetivos desse curso são: apresentar os principais conceitos envolvidos em auditorias internas de maneira rápida e objetiva e qualificar o participante como auditor interno de sistema de gestão integrada.
Auditor Interno da Resolução Conama 306/02
Curso visando qualificar ou atualizar os profissionais para atuar como Auditores do Sistema de Gestão Ambiental em plataformas, portos, instalações portuárias marítimas e fluviais, refinarias e instalações de apoio com base nos requisitos da Resolução Conama 306/02. Abordagem da sistemática de auditoria de requisitos da norma ISO 14001:2015 e estudo das práticas descritas na Norma 19011:2018 – Diretrizes de auditorias de sistema de gestão.
Inglês para a Área de Saúde - Marítimo & Offshore
Público-alvo: profissionais, embarcados ou não, tais como: marítimos, médicos, enfermeiros, técnicos de segurança do trabalho, profissionais de RH, etc. Os participantes, independentemente de seu nível de domínio do idioma, desenvolverão o conhecimento do vocabulário e de expressões empregadas em navios, e plataformas de óleo e gás, relativos à área da Saúde: Anatomia; bem-estar; acidentes e outras ocorrências. Adicionalmente, abordam-se alguns pontos relevantes da gramática e pronúncia.
Interpretação do ISPS Code
O Código Internacional de Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) é uma emenda à Convenção sobre Segurança da Vida Humana no Mar (1974/1988) e refere-se às medidas de segurança para navios, portos e agências governamentais. O curso tem como propósito formar e preparar profissionais para a atividade de auditoria interna em conformidade com o Código ISPS Code em instalações portuárias. Este curso dispõe de ferramentas necessárias para o entendimento do Código ISPS para a execução da auditoria no que se refere a melhoria contínua e a segurança. Público Alvo: funcionários das instalações portuárias e retroportuários que estejam envolvidos com as atividades de vigia, segurança patrimonial e/ou segurança do trabalho em terminais portuários e trabalhadores com funções diretas e indiretas relacionadas às operações marítimas em geral (Empresas de Navegação, Tripulantes, Colaboradores das Instalações Portuárias e de Empresas Terceirizadas).
Familiarização em Praça de Máquinas
A Praça de Máquinas de um navio é o compartimento onde se encontram as máquinas de propulsão marítima. Abriga o motor principal da embarcação, geralmente algumas variações de um motor térmico (motor a vapor, motor a diesel, gás ou turbina a vapor). Geralmente localizada perto do fundo, na popa da embarcação e compreende poucos compartimentos. Esse projeto maximiza a capacidade de transporte de carga da embarcação e situa o motor principal próximo ao hélice, minimizando o custo do equipamento e os problemas decorrentes de longas linhas de eixo. Além dos motores de propulsão e auxiliares, uma Praça de Máquinas típica contém muitos motores menores, incluindo geradores, compressores de ar, bombas de alimentação e bombas de combustível; sistemas bem definidos que serão abordados nesse curso que visa familiarizar rapidamente alguém que necessite desse conhecimento.