PREPARAÇÃO (tempo aprox. de leitura: 3 min.)
.
“Gladiator in arena consilium capit.” (O gladiador “planeja” na arena – Sêneca)
Recentemente, nós do Instituto Mar Futuro recebemos um comentário ponderando sobre o título de um curso que estamos desenvolvendo: Preparação de navios para Inspeções do PSC e FSC.
O comentário alegava que o navio não deve se preparar para uma inspeção; que os tripulantes devem sempre estar preparados.
Por muito tempo interpretei e usei a citação de Sêneca, O gladiador “planeja” na arena, como uma observação à falta de planejamento ou preparo diante de situações previsíveis. Uma maneira muito rebuscada de dizer “tarde demais!”
Entretanto, ao se estudar a passagem do livro de Sêneca que dá origem a essa citação (Epistulae Morales ad Lucilium – carta 22), entende-se que esse provérbio já existia e que Sêneca usou-o para explicar que certas coisas não são claras, até que se esteja presente na situação. Independente de sua preparação, somente no momento é que saberemos agir de acordo.
Ouso traçar um paralelo com as definições de Estratégia e Tática, seja no meio militar ou corporativo. Enquanto que a estratégia é abstrata e baseada em objetivos de longo prazo, a tática é concreta e baseada na descoberta da melhor ação a tomar de imediato.
Sêneca, nessa carta a Lucílio, passa a ele a pura definição de Tática.
Voltando ao comentário de que o nome do curso “Preparação de navios para Inspeções do PSC e FSC” não deveria ter esse nome, porque não se deve “preparar” a tripulação, caberia substituir a palavra Preparação por Estratégia? Creio que não adiantaria muito porque, de novo, alguns poderiam interpretar Estratégia de forma pejorativa; uma artimanha para enganar um vistoriador.
Participei de diversos exercícios de incêndio na minha vida, além de alguns incêndios reais. Sempre constatei o despreparo das tripulações, nos exercícios e nos reais. Teoricamente, todas as tripulações estavam preparadas porque tinham feito os cursos necessários e alguns treinamentos, certo?
Não creio que fui o único a sair da Escola Naval (ou qualquer outra escola de formação, naval ou não) despreparado para as situações que encontramos na vida profissional; na vida real. Alguns têm sorte de se relacionarem com bons mentores.
Com esse espírito em mente, estaremos, sim, propondo cursos de PREPARAÇÃO, oferecendo mentoria estratégica e tática, abstrata e de longo prazo ou concreta e imediata, para nosso meio profissional.
.
Leonardo Seixas (Diretor de Marketing)