OPORTUNIDADE (tempo aprox. de leitura: 2 min.)
.
Durante minha lua de mel, há 35 anos, comprei uma placa decorativa de bambu numa lojinha de produtos de decoração oriental em Campos do Jordão. Ela continha um verso em chinês.
Antes de comprar, perguntei ao vendedor se ele saberia traduzir a placa. Não gostaria de ter algo que não soubesse seu significado. Ele me respondeu que a tradução aproximada seria:
“Oportunidade de Relação.
Não é porque talvez vá mudar, que agora não tenha coragem de falar bonito de promessa.
Não é porque talvez vá separar, que agora não tenha coragem de procurar a paixão do encontro.”
Naquele momento, supondo estar correta a tradução, eu soube que essa placa ficaria afixada, para sempre, na parede de minha sala de estar, próxima à porta. Um lembrete; um símbolo de uma das atitudes que deveria seguir na vida.
Tive e tenho, certo ou errado, minha vida recheada de símbolos que me definem e que constantemente me lembram o caminho que devo seguir, seja no plano pessoal, seja no plano profissional
Dessa placa, extraí a atitude de NUNCA ser superficial na vida. Para tal, devo sempre estar atento às coisas e pessoas e AGIR. Sem paralisia que possa ter por receio das consequências, inevitáveis.
Iniciativa e inércia geram consequências, boas e más. Prefiro as consequências da iniciativa, com o cuidado de não a confundir com impulsividade e imprudência. Como disse, atento às coisas e pessoas e, com isso, posso chamar as consequências de “resultados”.
Acredito nas palavras de Mahatma Gandhi:
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”
Acredito nas palavras de Sun Tzu:
“Lembre-se: você é seu próprio general. Então, tome agora a iniciativa, planeje e marche decidido para a vitória.”
“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.”
.
Leonardo Seixas (Diretor de Marketing)