PASCAL TINHA RAZÃO (tempo aprox. de leitura: 3 min.)
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“O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço: quanto maior a nossa compreensão, maior o nosso contato com o desconhecido.” (Blaise Pascal)
Logo que entrei na Marinha Mercante, já assumindo a função de Imediato, vivi um episódio desagradável: escolher qual taifeiro permaneceria no navio, o único da frota a ainda ter dois taifeiros. Sabia que o escolhido a desembarcar seria demitido, como me confidenciou o Capitão.
Ambos os taifeiros eram idosos, o que dificultou ainda mais a missão dada pelo Capitão.
Missão dolorosamente cumprida, o Capitão percebeu minha tristeza e sentou-se comigo para conversar. O “velho” passou a rememorar os tempos em que a tripulação era o dobro ou mais.
Diferente da Marinha de Guerra, onde as tripulações geralmente maiores são calculadas para cumprir, por natureza, diversas situações, a Marinha Mercante foi encolhendo as tripulações por dois motivos básicos: evolução tecnológica (comum a ambas as Marinhas) e redução de custos do Armador.
Percebi, claro, que as tarefas do taifeiro que permaneceu não diminuíram.
Sou idoso o suficiente para ter vivido a “Falácia da Generalização Apressada” de que a informatização iria diminuir rapidamente o uso do papel e a modernização iria eliminar muitas tarefas de nossa responsabilidade.
As tarefas a bordo aumentaram inversamente proporcional ao número de tripulantes, já que foram “facilitadas” pelas tecnologias, cabendo à maior parte dos tripulantes acumular demasiadas funções. E com as diversas funções, há a necessidade de dominar as tecnologias envolvidas.
Vivenciei a transformação onde um bom profissional era aquele que detinha profundamente determinado saber- o Mestre- ao profissional que só é valorizado se for um polímata, multitarefas e extremamente resiliente.
Alguém, uma vez me disse, que eu certamente já li mais livros do que muitos sábios da antiguidade, sem possuir a equivalente genialidade.
Não temos como voltar ao tempo em que só existia um livro ou poucos, mas não podemos esquecer o que já foi escrito na época:
“Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e, quanto mais sabe, mais sofre.” (Eclesiastes 1:18)
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Leonardo Seixas (Diretor de Marketing)