RUMOS (tempo aprox. de leitura: 2,5 min.)
.
Quando adolescente, pouco antes de entrar para o Colégio Naval, meu interesse por filosofia já estava consolidado.
Comecei lendo aspectos das vidas dos filósofos gregos, suas histórias e linhas gerais de seus pensamentos. Aos poucos, percebi minha afinidade com o estoicismo. Um processo lento, sem a existência da Internet, sem Google e sem tempo de sobra, consequência da minha dedicação necessária à Marinha.
Eu tinha consciência de minhas limitações em me aprofundar, na época, em estudos “extracurriculares” e comprometer meu foco na minha carreira. Sem me dar conta, estava sendo estoico, focado no que podia controlar.
Não me lembro quando nem onde eu me deparei com a primeira frase impactante de Sêneca na minha vida e que me fez ler grande parte de sua obra: “Não existem ventos favoráveis para aquele que não sabe a que porto quer ir” (tradução livre do latim “Ignoranti quem portum petat nullus suus ventus est”).
Ironicamente, essa citação se fez presente em vários momentos da minha vida. Quando tive que sair da Marinha por deficiência de minha visão, lá estava Sêneca, comprovando que eu ficaria à matroca até “enxergar” minha retomada de rumo na Marinha Mercante (trocadilho intencional).
Não sabia eu que, mais uma vez, minha piora da visão (física) me forçaria a abandonar esse barco também. Meus dias de mar como carreira estavam definitivamente encerrados. Novos portos deveriam ser planejados e novos rumos traçados (“Um timoneiro que se preze continua a navegar mesmo com a vela despedaçada” – Sêneca). Em outra citação de Sêneca, “os olhos deixam de ver quando o coração deseja que sejam cegos”.
Sendo assim, nessa nova etapa de vida, tenho a presunção e a audácia de me dedicar à passagem de conhecimento, próprio (“A adversidade faz do homem um sábio.”) e dos que conheci na vida marinheira.
“Se me oferecessem a Sabedoria com a condição de guardar só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria.” Mais uma vez, Sêneca.
Novos ventos a serem dominados para navegar com o Instituto Mar Futuro.
“Saber mais que os outros é fácil, difícil é saber melhor que os outros.” – Sêneca
.
Leonardo Seixas (Diretor de Marketing)